sábado, 2 de março de 2013

Benefícios do Colágeno


O colágeno é uma importante proteína produzida pelo organismo naturalmente desde o nascimento, mas que vai diminuindo a partir dos 30 anos. O colágeno  é responsável por compor a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos  de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. 
Além da idade, outros fatores comprometem a produção de colágeno, como: tabagismo, excesso de sol, tensões físicas e emocionais, acelerando a queda do colágeno e reduzindo a elasticidade e a hidratação da pele, aparecendo  as rugas, celulite, flacidez, unhas e cabelo também ficam quebradiços e sem brilho e deixando as cartilagens das articulações desgastadas.
Como primeira medida de prevenção, é importante ter uma vida saudável, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, principalmente musculação, que ajudam a minimizar os impactos do envelhecimento.
Não existem alimentos fonte de colágeno e sim alimentos que vão promover uma otimização da síntese de colágeno, são eles:
·         os aminoácidos (que formam a proteína)  de preferência as proteínas magra como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos, queijo cottage e iogurte desnatado ;
·         vitamina C  (acerola, agrião, salsão, pimentão, tangerina,  caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego)
·         Vitamina E ( Castanha do Pará, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho);
·         Betacaroteno ( Abóbora, agrião, batata doce, brócolis, ecnoura, couve, damasco, espinafre);
·         Vitamina do complexo B: B6  (levedo,carne de porco, banana, visceras, cereais integrais, gérmen de trigo, nozes); B5 (abacate, farinha de aveia, mamão papaia, ovo, batata doce); B8( levedo de cerveja, fígado de galinha e bovino, gema de ovo, couve-flor, espinafre);
·         Selênio (castanha do Pará, grãos integrais, peixes);
·         Cromo ( aveia, amêndoas, avelãs,castanha do Pará, figo seco, peixes);
·         Cobre ( cacau, nozes, leguminosas, carne bovina e marisco);
·         Manganês (gérmen de trigo, nozes, damasco, tofu, água de coco, cereais integrais, camarão, soja, acelga, quiabo);
·         Zinco (carnes vermelhas, algas, leite e derivados, aveia,farelo de trigo);
·         Silício ( aveia, cevada, salsa, nabo e avelã). 
Muitas pessoas recorrem ao colágeno em pó ou em cápsula para combater o envelhecimento, pode até ajudar, mas só a suplementação em si não vai dar resultado, se não tiver todos os nutrientes citados acima para a síntese de colágeno. Portanto é indispensável uma dieta equilibrada contendo café da manhã, almoço e jantar e lanches intermediários entre as refeições, evitar pular refeições para você conseguir o Maximo de nutrientes delas, evite ficar estressado e sempre pratique uma atividade física.
A recomendação de colágeno é de 10g ao dia, você encontra em pó para dissolver em água, em cápsula ou como balas de colágeno. 
Importante sempre procurar uma Nutricionista para prescrever uma dieta equilibrada e orientações de como consumir o colágeno corretamente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão