quinta-feira, 7 de março de 2013

Alimentação saudável para Gestante

A alimentação durante a gravidez merece atenção especial. Durante a gestação, a mulher aumenta a necessidade de todas as vitaminas e minerais (ferros, cálcio, ácido fólico, vitamina A, C, D complexo B, magnésio, fósforo, entre outras). Quando faltam estes nutrientes, o bebê pode nascer com baixo peso  ou prematuro.Por isso é fundamental ter uma dieta alimentar equilibrada e nutritiva para garantir saúde a mãe e ao bebê.
Os minerais mais importante durante a gestação são o cálcio, ferro e acido fólico. O cálcio é  essencial à coagulação do sangue, às contrações musculares e às reações do sistema nervoso. O cálcio é depositado no feto, principalmente durante o último trimestre de gestação (são dados os retoques finais nos ossos e dentes do bebê).Para alcançar as recomendações de cálcio diárias é necessário o consumo de três copos de leite ou derivados e uma fatia de queijo. Para as mulheres que não ingerem leite e derivados, recomenda-se a suplementação medicamentosa.
O ferro é um mineral que está presente na hemoglobina (proteína que faz o transporte do oxigénio no sangue) e não pode de forma alguma faltar no organismo da gestante. Além de favorecer o crescimento do feto, o ferro aumenta a imunidade, evitando um parto prematuro. As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitada pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Então sempre tenha uma fruta cítrica junto do almoço e jantar como por exemplo a laranja e o Kiwi. Mas não deve-se consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia. 
O ácido fólico é recomendado para aquelas mulheres que estão planejando uma gravidez, ou que estejam no inicio dela, uma vez que ajuda na construção do sistema nervoso do feto, além de colaborar na divisão celular e dos anticorpos do bebê.
- Consuma variedades de vegetais coloridos por dia. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.
- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Use a criatividade! Um dia faça uma salada de grão de bico, no outro dia salada de feijão branco, lentilha cozida, feijão carioca cozido, etc. Lembre-se que não deve-se colocar bacon ou lingüiça no preparo desses alimentos.
- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
- Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.
- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.
- Evite embutidos, frios, frituras e doces.

Neste período principalmente no 1° trimestre, são comuns os sintomas de náuseas  e vômitos, para a melhora destes sintomas evite: 
- Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar) coma várias vezes ao dia e em menor quantidade
- Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor
- Alimentos gordurosos e frituras podem propiciar o aumento dos sintomas
- Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições
- Evitar deitar-se após as refeições
- Usar gengibre, principalmente o chá, melhora bastante náuseas e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão