segunda-feira, 18 de março de 2013

Refrigerante - Saiba o que tem por trás do seu rótulo

O refrigerante é a bebida mais consumida em todo mundo depois da água, mas é uma bebida desprovida de qualquer valor nutricional. Na verdade é uma bebida açucarada, cheia de aditivos que causam inúmeros problemas à saúde, principalmente em crianças, gestantes e idosos,  os principais males associados ao consumo excessivo de algumas dessas substâncias são:Câncer, Hipersensibilidade alimentar, Déficit de atenção com hiperatividade. 
Os aditivos presentes nos refrigerantes são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. 
Em teste com 24 refrigerantes realizado em 2009 a PROTESTE detectou a presença de benzeno e também dos corantes amarelo tartrazina e amarelo crepúsculo, presentes, respectivamente, nos refrigerantes sabores uva e laranja.
A tartrazina é o corante que provoca mais reações alérgicas (crises de asma, urticária, dermatites, eczema), principalmente em asmáticos, pessoas com intolerância ao ácido acetil-salicílico ou que sofram de urticária, e, é suspeita quanto à hiperatividade e déficit de atenção em crianças. 
O corante amarelo crepúsculo está relacionado a hiperatividade infantil, pois estimulam o sistema nervoso central. 
O benzeno é uma substancia cancerígena , que se consumida regularmente pode favorecer tumores. Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. "Os refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos terão redução de benzeno, no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG)".
Seja normal, Light, Diet ou Zero todos os refrigerantes contem aditivos e devem ser consumidos com muita moderação, pois são alimentos que não oferecem nenhum beneficio a saúde humana. 
Os refrigerantes são apontados como causadores de diversas outras doenças como:

  • Osteoporose 
  • Infarto 
  • Triglicerídeos
  • Cálculos renais 
  • Gastrite
  • Carie 
  • Obesidade 
  • Diabetes 
Quanto mais industrializado o produto, mais aditivos químicos ele terá. Por isso, o ideal é preparar os produtos frescos em casa. Evite produtos com cores muito vivas, que revelam a presença de corantes.

Sempre opte por bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão