quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gelatina não é tão saudável quanto parece


A gelatina caiu no gosto das crianças e dos adultos. Por ser considerada uma sobremesa saudável, saborosa, fácil e rápida de fazer. As mamães dão para os seus filhos com a consciência até mais leve, afinal, gelatina é rica em proteínas e colágeno, que além de manter a firmeza da pele, ajuda a fortalecer os ossos, pele, cabelo e unhas. Enfim, a gelatina faz parte do cardápio de muitas pessoas. Afinal, a gelatina é ou não um alimento saudável? As últimas pesquisas vem confirmando o que alguns estudos anteriores já mostraram que a gelatina não é um alimento tão saudável quanto muitos pensam. As versões encontradas em supermercados, na verdade, possuem excesso de açúcar, corantes artificiais, conservantes, adoçantes e é muito pobre em proteína.  
Um estudo recente (disponível em um site de defesa do consumidor proteste.org) chegou à conclusão de que a gelatina comercializada em supermercados, não deveria fazer parte da alimentação das crianças e gestantes. Foram avaliadas 11 pós para gelatina: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. Porém, duas marcas apresentaram adoçante mesmo na versão Tradicional, um risco para as gestantes, que durante a gravidez são impedidas de consumir adoçantes, pois estes podem levar a complicações para o bebê, como déficit no desenvolvimento neurológico e/ou predisposição ao câncer. Adultos podem consumi-las, desde que com moderação (uma vez na semana). As Crianças, devem evitar todas as versões da gelatina, pois até as versões tradicionais dos produtos continham: excesso de açúcar (risco para desenvolver Diabetes, Cárie,Alergias), Presença de edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar, e todas as gelatinas continham o corante amarelo crepúsculo, o qual está relacionado a hiperatividade infantil, pois estimulam o sistema nervoso central. 
O estudo também destacou que a presença de colágeno nestas gelatinas, é pequena (2g). Portanto é um mito que a gelatina deixa a pele mais firme.

Porém você não precisa deixá-la de fora do cardápio de sua família. Trouxe uma receita de gelatina muito nutritiva, a qual você poderá sempre variar os sabores e irá utilizar a gelatina incolor e sem sabor. Tão simples de fazer quanto a outra; mas com certeza, muito mais saudável.

GELATINA SAUDÁVEL
Ingredientes


  •     2 pacotes de gelatina branca sem sabor
  •     1 copo de água fria
  •     3 copos do suco natural sabor de sua preferência ( ex: suco de uva integral)
  •     2 colheres de sopa (niveladas) de mel ou açúcar mascavo (de preferência); caso necessite adoçar
  •     Pedaços de fruta (Ex: Se o suco utilizado foi morango, você pode colocar pedaços de morango, amoras, etc. Use a criatividade!! 

Modo de Preparo:
Dissolva a gelatina em meio copo de água fria. Após o procedimento, coloque o restante da água e leve em fogo brando até dissolver completamente a gelatina. Não deixar ferver.   Ferva o suco e o mel/açúcar em outra panela.
Misture o suco à gelatina dissolvida. Deixe esfriar e quando começar a endurecer, acrescente as frutas picadas. Leve a geladeira.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão