quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sódio, o vilão da saúde!



O sódio é um mineral que desempenha importantes papéis no organismo, mas em excesso, pode trazer prejuízos a saúde, como o desenvolvimento ou agravamento da hipertensão, problemas cardiovasculares em geral, elevação de ácido úrico, retenção hídrica  prejudicando o emagrecimento e ocasionando inchaço nos tecidos, aumentando e piorando o aspecto da celulite. 
A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza como ideal, a ingestão de 5 gramas de sal por dia (2000mg)  o que equivale a 1 colher de chá, mas estudos realizados no Brasil, indicam que este consumo pode chegar a 12g/dia, mas que o dobro recomendado.
O principal responsável pelo excesso do sódio na alimentação se dá pela falta de conhecimento sobre onde ele pode estar presente. Em geral, as pessoas prestam atenção na quantidade direta de sal que colocam nos alimentos, sem perceber que ele está presente em quase todos os alimentos industrializados, inclusive nos doces, pois o sódio é utilizado como conservante. A dica é ficar atento ao rótulo dos alimentos.
Grandes quantidades de sódio podem ser encontradas em sopas e massas instantâneas, alimentos prontos congelados, embutidos (salame, salsicha, mortadela, queijos, linguiça), enlatados, conservas, temperos e caldos industrializados, alimentos light´s também podem ser ricos em sódio! Por isso, é importante ler os rótulos dos alimentos e comparar além das calorias e gordura, também a quantidade de sódio contidas em cada produto. 
Utilize ervas naturais como alecrim, hortelã, coentro, orégano  manjericão  louro etc. Eles não tem sódio nem conservantes da indústria e fazem uma diferença na saúde e no aroma e sabor das preparações. Abaixo estou deixando uma receita de sal de ervas maravilhoso.

Aguardem que irei postar as ervas e suas propriedades nutricionais e como utilizar nas preparações!

Referência: Organização Mundial de Saúde 

Receita de sal de ervas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão