quarta-feira, 29 de maio de 2013

SALSINHA


A salsinha é uma das ervas culinárias mais populares do mundo e é utilizada em diversas receitas. Mas a salsa é um tempero rico em diversos nutrientes e minerais importantes para o organismo. Ela é rica em Vitamina A, B1, B3, B5, C e E e os minerais cálcio, potássio, fósforo, magnésio, zinco e ferro. O consumo da salsa evita formação de pedras nos rins, é estimulante e diurética ajudando a eliminar excesso de líquido corporal, ajuda na digestão, combate formação de gases e fermentação intestinal, funciona como calmante, e ajuda na memória, por conter ferro e Vitamina C são excelentes no combate à fadiga e um ótimo antioxidante combatendo o envelhecimento. 
Com tantas vantagens vale a pena acrescentar esta erva diariamente nas refeições.


Molho de salsinha
Ingredientes:
  • 25g de manteiga;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • 400ml de leite;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite;
  • suco e raspas de 1/2 limão;
  • 4 colheres de salsinha picada;
  • pimenta do reino moída na hora.
Modo de preparo: derreta lentamente a manteiga e mistura a farinha de tr4igo para obter uma pasta homogênea  acrescente o leite aos poucos, deixando ferver e abaixe o fogo. apure por 3 minutos, mexendo sempre. acrescente o creme de leite, o suco e as raspas de limão e tempere com pimenta-do-reino. 
Recomendaçaõ: Este molho fica ótimo no macarrão.

BOM APETITE!


quarta-feira, 22 de maio de 2013

MAMÃO PAPAIA


O mamão papaia possui Vitamina A e Vitaminas do Complexo B que auxilia no sistema imunológico.  Também é rica em vitamina C que é anti-inflamatória  e com propriedades antioxidantes, capazes de acelerar a cicatrização e ajuda a bloquear a formação de substâncias causadoras de câncer. Contém potássio, nutriente  importante para o bom equilíbrio dos líquidos, das funções renais e dos nervos, e fósforo que aumenta a resistência dos atletas, combatendo a fadiga.
Contém papaína, uma enzima potente que estimula a eliminação dos resíduos, e funciona como facilitador do processo digestivo de proteínas. Também é rica em fibras que ajuda a regular o intestino, facilitando a evacuação. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Castanha do Pará


A castanha do Pará ou Castanha do Brasil é rica em vitamina B1, cálcio, cobre, fósforo, magnésio, zinco e Omega-3, mas é conhecida principalmente pelo seu alto teor de selênio, nutriente com potente propriedades antioxidantes, que reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer. A tireoide também funciona melhor na presença do selênio ajudando no controle dos hormônios. O selênio por conter magnésio também ajuda a levantar o astral, pois alivia a depressão, a ansiedade e a fadiga.  

Recomendação: 2 castanha tem as doses necessárias de selênio que seu corpo precisa por dia. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PEIXE DE FORNO LIGHT



Ingredientes:
·         500 gramas de peixe (merluza, pescada ou abadejo)
·         Sal a gosto
·         2 dentes de alho picados
·         1 vidro de palmito em rodelas
·         2 colheres (sopa) de cheiro-verde
·         200 gramas de requeijão light
·         1 tomate grande sem sementes picado
·         2 colheres de farinha de rosca.
Modo de preparo:
Tempere os filés de peixe com sal e alho e deixe descansar por uns 20 minutos. Coloque os filés num refratário médio, cubra-os com o tomate picadinho, salpique o cheiro-verde, depois coloque os palmitos picados em rodelas, espalhe o requeijão light e por ultimo salpique com a farinha de rosca. Leve para assar em forno médio pré-aquecido, por aproximadamente 45 minutos até que esteja dourado. Sirva em seguida.
 Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h 5 min.
Calorias por porção: 178,00 kcal 

BOM APETITE!

sábado, 18 de maio de 2013

SAÚDE DAS UNHAS

As unhas são formadas de uma proteína fibrosa chamada queratina que ajudam a proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Quando elas estão fracas, quebradiças e opacas pode ser sinal de que o organismo está carente de alguns nutrientes.
Uma dieta equilibrada desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha, a ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B e a falta de cálcio pode torná-las com aspecto feio, secas e quebradiças. A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes. Portanto é importante incluir alguns alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unhas. São eles:
  • Selênio: mantêm integridade da unha e sua falta deixa as unhas fracas e sujeitas a fungos. Fontes: castanha do Pará, camarão, caranguejo, salmão, arroz integral;
  • Silício: estimula o crescimento da unha. Fonte: aveia, milho, arroz, cevada e trigo;
  • Biotina: ajuda a fortalecer a unha. Fonte: levado de cerveja, fígado de galinha e fígado bovino, gema de ovo, soja, couve-flor e espinafre;
  • Fontes de vitamina C: Laranja, limão, acerola, goiaba, pimentão amarelo, mamão e morango;
  • Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais; 
  • Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.
   Conheça alguns sinais clínicos e doenças que através das unhas podemos detectar:


terça-feira, 14 de maio de 2013

Porque uma pessoa ansiosa prefere comer doce?



A busca por comida doce quando estamos tenso é um processo que ocorre devido a uma programação cerebral para que procuremos substâncias que nos forneçam nutrientes e energia. O carboidrato encontrado em doces, é a nossa maior fonte energética, por isso a buscamos. Os receptores de sabor doce enviam sinais ao cérebro de que estamos saciados por meio da liberação de endorfinas. As endorfinas dão a sensação de prazer e relaxamento diminuindo a ansiedade e causando bem estar.

Cuidado: O ideal é manter o controle e não ultrapassar os limites, para não virar um ciclo vicioso, pelo bem estar momentâneo que o doce pode trazer. Pois o excesso de alimentos doce podem engordar e daí surgirem outros problemas, como: Hipertensão, Diabetes II, triglicerídeos, baixa auto-estima etc...

Recomendação: Quando sentir aquela vontade de comer doce, substitua por uma fruta, que a vontade passa.

terça-feira, 7 de maio de 2013

BENEFÍCIOS ANTIOXIDANTES DO CHÁ VERDE


O chá verde é um tipo de chá obtido da planta Camellia sinensis e seu consumo tem aumentado a cada dia devido aos seus benefícios ao organismo. 
A camellia sinensis contem cafeína, taninos e flavonóides. Conheça seus benefícios:
  • Diminui colesterol: Este chá é rico em catequinas  um poderoso antioxidante (flavonóides) que tem ação vascular, ajudando na redução dos níveis de colesterol e LDL-colesterol, seu consumo ajuda a prevenir contra infarto e acidente vascular cerebral (AVC), pois inibe a formação de coágulos sanguíneos. 
  • Melhora a resistência a insulina: o chá verde é fonte de epigalocatequina (EGCG) que é a mais importante das catequinas, um antioxidante, que melhora a resistência à insulina melhorando o Diabetes tipo II.
  • Perda de peso: o chá contém cafeína, que é termogênica e ajuda a acelerar o metabolismo e conseqüentemente leva a perda de peso. E as catequinas ajudam a diminuir a parte de gordura abdominal.
  • Diminui o stress: O consumo de chá verde também ajuda a reduzir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, deixando o corpo mais relaxado, o que também colabora com a saúde do coração.
  • Outras propriedades do chá verde: ele é digestivo; reduz a incidência de câncer do estômago e da pele; reforça o sistema imunológico; previne a queda de dentes; Rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo, ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando o corpo mais relaxado

Como consumir: A sugestão de consumo é de 4 xícaras ao dia. Pessoas sensíveis à cafeína devem evitar o chá. 
Como preparar o chá:
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar  apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, para você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, sem adoçar . Uma dica para suavizar o sabor amargo do chá você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, ou maçã seca. Ou até mesmo acrescentar pauzinhos de canela e cravo da índia.

Evitar: 
  • pessoas que sofrem de insônia devem consumir o chá até as 18h para não atrapalhar o sono;
  • São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
  • Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
  • Evitar consumir perto do almoço e jantar, pois o tatino pode atrapalhar na absorção de algumas vitaminas e minerais como o ferro.
  • O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
Lembre-se que as informações contidas neste blog não substitui uma consulta com Nutricionista. 

Camellia sinensis e seus diversos tipos de chás


A Camellia sinensis é uma planta de origem Asiática que originaliza diversos chás: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, oolong e chá preto. A diferença entre os chás esta na forma de colheita e secagem. Vamos aprender um pouco de cada um:
CHÁ VERDE: O processo de fermentação ocorre logo após a colheita e secagem para que sejam inativadas as enzimas que degradam as catequinas.É o chá que mais conhecido e que têm mais comprovações científicas de seus benefícios.
CHÁ BRANCO: É colhido quando as folhas ainda estão bem jovens. Acredita-se que, por ser obtido das folhas mais jovens da planta, apresentam maior concentração de catequinas, garantindo assim um maior efeito benéfico.
CHÁ VERMELHO:Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos.
CHÁ AMARELO: O processo de secagem é similar ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar.
CHÁ PRETO:É produzido a partir da fermentação total da folha e depois é aquecido e seco.Nesse processo ocorre oxidação total (perda) das catequinas, que são transformadas em teaflavinas e toarubiginas. A capacidade antioxidante total das infusões de chá preto é semelhante a do chá verde mostrando que as teaflavinas são tão eficientes como as catequinas.
CHÁ OOLONG:É um intermediário entre os tipos verde e preto, sendo produzido por aquecimento por ar por 1 a 2 horas.Tem uma boa quantidade de catequinas

Os benefícios dos chás estão relacionados à ação de seus compostos fenólicos, as catequinas,  que são potentes antioxidantes e antiinflamatório.
O consumo dessas substâncias oferecem diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.
OBS: Devem ser consumidos com cautela ou evitados por pessoas que sofrem de insônia, consumir o chá até as 18h para não atrapalhar o sono;
São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
O consumo exagerado (acima de quatro xícaras por dia) pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
VOU POSTAR SOBRE CADA CHÁ, SEUS BENEFICIOS E COMO PREPARAR. AGUARDEM!