terça-feira, 7 de maio de 2013

Camellia sinensis e seus diversos tipos de chás


A Camellia sinensis é uma planta de origem Asiática que originaliza diversos chás: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, oolong e chá preto. A diferença entre os chás esta na forma de colheita e secagem. Vamos aprender um pouco de cada um:
CHÁ VERDE: O processo de fermentação ocorre logo após a colheita e secagem para que sejam inativadas as enzimas que degradam as catequinas.É o chá que mais conhecido e que têm mais comprovações científicas de seus benefícios.
CHÁ BRANCO: É colhido quando as folhas ainda estão bem jovens. Acredita-se que, por ser obtido das folhas mais jovens da planta, apresentam maior concentração de catequinas, garantindo assim um maior efeito benéfico.
CHÁ VERMELHO:Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos.
CHÁ AMARELO: O processo de secagem é similar ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar.
CHÁ PRETO:É produzido a partir da fermentação total da folha e depois é aquecido e seco.Nesse processo ocorre oxidação total (perda) das catequinas, que são transformadas em teaflavinas e toarubiginas. A capacidade antioxidante total das infusões de chá preto é semelhante a do chá verde mostrando que as teaflavinas são tão eficientes como as catequinas.
CHÁ OOLONG:É um intermediário entre os tipos verde e preto, sendo produzido por aquecimento por ar por 1 a 2 horas.Tem uma boa quantidade de catequinas

Os benefícios dos chás estão relacionados à ação de seus compostos fenólicos, as catequinas,  que são potentes antioxidantes e antiinflamatório.
O consumo dessas substâncias oferecem diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.
OBS: Devem ser consumidos com cautela ou evitados por pessoas que sofrem de insônia, consumir o chá até as 18h para não atrapalhar o sono;
São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
O consumo exagerado (acima de quatro xícaras por dia) pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
VOU POSTAR SOBRE CADA CHÁ, SEUS BENEFICIOS E COMO PREPARAR. AGUARDEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão