terça-feira, 7 de maio de 2013

BENEFÍCIOS ANTIOXIDANTES DO CHÁ VERDE


O chá verde é um tipo de chá obtido da planta Camellia sinensis e seu consumo tem aumentado a cada dia devido aos seus benefícios ao organismo. 
A camellia sinensis contem cafeína, taninos e flavonóides. Conheça seus benefícios:
  • Diminui colesterol: Este chá é rico em catequinas  um poderoso antioxidante (flavonóides) que tem ação vascular, ajudando na redução dos níveis de colesterol e LDL-colesterol, seu consumo ajuda a prevenir contra infarto e acidente vascular cerebral (AVC), pois inibe a formação de coágulos sanguíneos. 
  • Melhora a resistência a insulina: o chá verde é fonte de epigalocatequina (EGCG) que é a mais importante das catequinas, um antioxidante, que melhora a resistência à insulina melhorando o Diabetes tipo II.
  • Perda de peso: o chá contém cafeína, que é termogênica e ajuda a acelerar o metabolismo e conseqüentemente leva a perda de peso. E as catequinas ajudam a diminuir a parte de gordura abdominal.
  • Diminui o stress: O consumo de chá verde também ajuda a reduzir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, deixando o corpo mais relaxado, o que também colabora com a saúde do coração.
  • Outras propriedades do chá verde: ele é digestivo; reduz a incidência de câncer do estômago e da pele; reforça o sistema imunológico; previne a queda de dentes; Rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo, ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando o corpo mais relaxado

Como consumir: A sugestão de consumo é de 4 xícaras ao dia. Pessoas sensíveis à cafeína devem evitar o chá. 
Como preparar o chá:
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar  apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, para você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, sem adoçar . Uma dica para suavizar o sabor amargo do chá você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, ou maçã seca. Ou até mesmo acrescentar pauzinhos de canela e cravo da índia.

Evitar: 
  • pessoas que sofrem de insônia devem consumir o chá até as 18h para não atrapalhar o sono;
  • São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
  • Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
  • Evitar consumir perto do almoço e jantar, pois o tatino pode atrapalhar na absorção de algumas vitaminas e minerais como o ferro.
  • O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
Lembre-se que as informações contidas neste blog não substitui uma consulta com Nutricionista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão