terça-feira, 30 de abril de 2013

SEMENTE DE CHIA



A semente de chia é de origem Maia e é rica em fibras, ômega 3, cálcio, fósforo e magnésio. A Semente favorece o emagrecimento e melhora a saúde como um todo. Confira os benefícios da chia:
  • Emagrecimento e moderador do apetite : O consumo regular da semente é um aliado para o emagrecimento, pois a chia em contato com a água incha, formando  uma espécie de gel no estômago, o que dá sensação de saciedade. Recomendação: 1 colher de sobremesa  misturado com 100ml de água antes das principais refeições.
  • Combate a celulite e as rugas: Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite atuando junto com as fibras que regulam o intestino e melhora a saúde da pele.
  • Regula o intestino: Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre de intestino preguiçoso. Mas atenção: isso só funciona para quem bebe bastante líquido (pelo menos 2 litros por dia).
  • Diminui colesterol Ruim LDL: por ser rica em Omega-3 ajuda a diminuir o colesterol Ruim LDL e triglicerideos no sangue.
  • Previne doenças: A semente de chia auxilia o corpo no combate a Pressão alta, Diabetes, Osteoporose, Anemia, atua na construção óssea  e muscular e é excelente para o funcionamento do cérebro, já que age nas área do humor, concentração e no combate ao estresse. 

A chia é encontrada de 3 formas – Semente, Farinha e Azeite. Utilize a semente ou farinha em receitas de bolo, pães e tortas, ou utilize o azeite nas saladas.
Acrescente 1-2 colheres de sobremesa/sopa da semente na alimentação diariamente, sucos, iogurte etc.
OBS: Importante consumir água para ter os benefícios da chia.
Importante: As orientações não substituem uma consulta com Nutricionista. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

vinagre de maça


vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação da maçã e tem sido usado na tradição popular desde a década de 40 para o combate e tratamento de diversas enfermidades. Segundo pesquisas, seu consumo pode trazer diversos benéfico, e isso deve-se à presença de  vitaminas do complexo B, ácido fólico, substâncias antioxidantes, ferro, ácidos orgânicos, enzimas e minerais. 
Benefícios:
·         Emagrecimento: o consumo de vinagre de maçã está associado ao
emagrecimento, à redução da circunferência abdominal e diminuição dos picos de insulina e redução da taxa glicêmica(indicados para diabéticos). A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis na corrente sanguínea, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Além disso, é um alimento termogênico que acelera o metabolismo.
·         Estimulação da digestão: Tomar vinagre de maçã antes ou após as refeições auxilia a digestão e melhora a saúde gástrica, ajudando o organismo a remover os resíduos tóxicos de forma mais eficiente, tendo um efeito de desintoxicação do organismo.
·         Aumento do HLD e Dimuição do LDL:De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, os cientistas evidenciaram que o vinagre de maçã esta associado há  um aumento considerável dos níveis de HDL (o bom colesterol). Além disso, estudos anteriores demonstraram que o seu consumo esteve associado a uma redução dos níveis de LDL (o colesterol ruim) que deposita a gordura nos vasos sanguíneos,
·         
     Várias são as propriedades atribuídas ao seu consumo entre outros pode-se citar:manutenção da saúde da pele e dos cabelos, redução da caspa e da queda capilar, redução de processos inflamatórios, propriedades diuréticas e antibióticas.  
Obs: É importante lembrar que o consumo do vinagre de maçã deve ser realizado com moderação, pois o acido acético pode agredir o estomago, causando gastrite e ulcera.

Recomendação: Antes das principais refeições beba um copo de água (200ml)  com 1 colher de sopa de vinagre de maçã, usar 2 colheres de sopa por dia.
Importante lembrar que nada substitui uma consulta Nutricional e médica.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pipoca: um estouro de antioxidantes

As últimas pesquisas da Universidade de Scraton, na Pensilvania, mostraram que a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que em frutas e vegetais. Os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque o salgado tem somente 4% de água, aproximadamente, em frutas e vegetais, a substância se dilui nos 90% de água que compõe esses alimentos. A pesquisa descobriu ainda que a casca da pipoca, aquela parte mais escura, que às vezes fica presa entre os dentes, detém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras. Já na parte fofa e branca fica o amido resistente, um carboidrato que passa intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose, melhorando a glicemia e o Diabetes tipo 2.
Os antioxidantes têm papel fundamental na saúde e auxilia na redução de riscos de doenças cardíacas, câncer, entre outras doenças. Mas deve-se levar em consideração que devemos ter uma alimentação saudável e equilibrada, portanto não se deve trocar a pipoca por frutas e vegetais, pois as frutas e vegetais são alimentos que oferecem além de antioxidantes outras vitaminas e minerais.
Para proporcionar benefícios à saúde, a pipoca deve ser consumida de forma saudável. Lembrando que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo, favorecendo no aumento do colesterol. As pipocas preparadas com temperos prontos, bacon, queijos gordurosos e sal são no mínimo 35% mais calóricas que as pipocas feitas com pouco óleo, e muito ricas em Sódio  que em excesso, propicia hipertensão arterial e desencadea outras disfunções e doenças. A pipoca de microondas vendidas em supermercados não são recomendadas, pois tem duas vezes mais calorias. Para se beneficiar das qualidades da pipoca  é necessário preparar você mesmo a sua pipoca, escolha a melhor maneira a baixo.

Como preparar uma pipoca saudável
Prefira fazer a pipoca sem óleo no microondas, ou prepara-la  no óleo de coco ou no óleo comum (soja, milho, etc.) e não adicionem sal, ou usem muito pouco. Salpicar pimenta do reino, açafrão em pó, e ervas desidratadas deixa a pipoca bem gostosa e mais nutritiva!

1- Pipoca sem óleo no micro-ondas
Coloque meia xícara de milho para pipoca em um saco de papel de pão, feche com fita adesiva, deixando um espaço inflado para caber a pipoca estourada. Ponha no micro-ondas e observe o tempo necessário de acordo com a potência de seu micro.
2- Pipoca em pipoqueira de fogão
Esqueça o modo de preparo que vem no saquinho do milho e coloque apenas uma colher de sopa de óleo para meia xícara (chá) de milho. Vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido.
3- Pipoqueira elétrica
Uma maneira saudável e fácil de fazer pipoca, pois não precisam utilizar o óleo para estourar o milho. É bem prático de fazer e sem gorduras.

Recomendação de consumo diário: 20g ou 1 xícara e meia (chá)


Bom apetite!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Intolerância à lactose


É uma doença que ocorre por deficiência ou ausência da enzima Lactase, que quebra a lactose que é o açúcar encontrado no leite. Alguns indivíduos deixam de produzir esta enzima ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesão no intestino. Na falta da enzima os alimentos ricos em lactose não são digeridos, provocando sintomas como: cólicas, náuseas, gases, inchaço e diarreia. 
Segundo dados brasileiros 70% da população adulta tem algum grau de intolerância à lactose. Os sintomas podem aparecer logo após a ingestão de leite ou depois de horas, depende da quantidade de alimento e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar. 
O tratamento é feito para melhora dos sintomas, controlados por meio da dieta, retirando os alimentos ricos em lactose, como leite e derivados e fazendo a substituição por alimentos sem lactose.
Deve-se Evitar:
  • Leite de vaca
  • Leite de cabra
  • Queijo fresco
  • Manteiga
  • Requeijão
  • Creme de leite
  • Iogurtes (costumam ser mais bem tolerados que o leite)
  • Bolachas, bolos e pudins
  • Adoçantes em pó
Prefira:
Opções de leite e derivados para intolerantes (sem lactose)
  • Leite com baixa lactose
  • Leite de soja
  • Leite de arroz
  • Queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental (são mais gordurosos e calóricos que os brancos)
Outros Alimentos ricos em cálcio e sem lactose 
  • Feijão
  • Ovos
  • Couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral
  • Repolho, nabo, figo, uva passa, cenoura e laranja
  • Amêndoas e nozes
  • Gergelim
  • Queijo de soja (tofu)
  • Sardinha, marisco e algas

Importante ler sempre o rótulo dos alimentos para verificar se o produto inclui lactose na formulação. 

Para quem estiver com suspeita de intolerância à lactose e quiser fazer um teste em casa, basta retirar da alimentação os leites e derivados durante uma semana. Se o sintomas sumir, pode ser que você esteja com intolerância à lactose, importante daí procurar um gastro para se fazer o diagnostico com testes e uma Nutricionista para adaptar seu cardápio