quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pipoca: um estouro de antioxidantes

As últimas pesquisas da Universidade de Scraton, na Pensilvania, mostraram que a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que em frutas e vegetais. Os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque o salgado tem somente 4% de água, aproximadamente, em frutas e vegetais, a substância se dilui nos 90% de água que compõe esses alimentos. A pesquisa descobriu ainda que a casca da pipoca, aquela parte mais escura, que às vezes fica presa entre os dentes, detém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras. Já na parte fofa e branca fica o amido resistente, um carboidrato que passa intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose, melhorando a glicemia e o Diabetes tipo 2.
Os antioxidantes têm papel fundamental na saúde e auxilia na redução de riscos de doenças cardíacas, câncer, entre outras doenças. Mas deve-se levar em consideração que devemos ter uma alimentação saudável e equilibrada, portanto não se deve trocar a pipoca por frutas e vegetais, pois as frutas e vegetais são alimentos que oferecem além de antioxidantes outras vitaminas e minerais.
Para proporcionar benefícios à saúde, a pipoca deve ser consumida de forma saudável. Lembrando que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo, favorecendo no aumento do colesterol. As pipocas preparadas com temperos prontos, bacon, queijos gordurosos e sal são no mínimo 35% mais calóricas que as pipocas feitas com pouco óleo, e muito ricas em Sódio  que em excesso, propicia hipertensão arterial e desencadea outras disfunções e doenças. A pipoca de microondas vendidas em supermercados não são recomendadas, pois tem duas vezes mais calorias. Para se beneficiar das qualidades da pipoca  é necessário preparar você mesmo a sua pipoca, escolha a melhor maneira a baixo.

Como preparar uma pipoca saudável
Prefira fazer a pipoca sem óleo no microondas, ou prepara-la  no óleo de coco ou no óleo comum (soja, milho, etc.) e não adicionem sal, ou usem muito pouco. Salpicar pimenta do reino, açafrão em pó, e ervas desidratadas deixa a pipoca bem gostosa e mais nutritiva!

1- Pipoca sem óleo no micro-ondas
Coloque meia xícara de milho para pipoca em um saco de papel de pão, feche com fita adesiva, deixando um espaço inflado para caber a pipoca estourada. Ponha no micro-ondas e observe o tempo necessário de acordo com a potência de seu micro.
2- Pipoca em pipoqueira de fogão
Esqueça o modo de preparo que vem no saquinho do milho e coloque apenas uma colher de sopa de óleo para meia xícara (chá) de milho. Vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido.
3- Pipoqueira elétrica
Uma maneira saudável e fácil de fazer pipoca, pois não precisam utilizar o óleo para estourar o milho. É bem prático de fazer e sem gorduras.

Recomendação de consumo diário: 20g ou 1 xícara e meia (chá)


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão