quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Diet x Light


Os produtos Diet e Light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros, o número é da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). O consumo só aumenta: de 1998 a 2008, o crescimento foi de 800%. Mesmo assim, muitos consumidores ainda tem dúvidas a respeito das diferenças entre diet e light. Vamos entender as características de cada um e depois escolher o alimento mais adequado para a sua dieta.


O alimento é considerado Diet quando um determinado ingrediente é totalmente retirado de sua composição. Este componente ausente pode ser açucar, sal, gordura, colesterol, etc. O produto diet foi criado para atender pessoas com restrições de algum tipo de substância. Pode ser utilizado por Diabéticos (não tem açucar), por pessoas com colesterol elevado (colesterol zero), ou com pressão alta(sem sal), etc.

O alimento é Light quando algum de seus ingredientes tem a quantidade diminuida, em no minimo 25% de nutrientes ou calorias. Este ingrediente reduzido pode ser açucar, sal, gordura, colesterol, etc. São alimentos indicados para pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias. 

É muito importante ler os rótulos dos alimentos, pois alguns produtos diet tem o valor energético igual ou até maior que um produto convencional. Por exemplo o "Chocolate Diet" não contém açucar, mas é gorduroso e calórico, mais que o similar não diet. Assim o produto é indicado para diabético, mas não traz vantagens para quem quer emagrecer.
Os refrigerantes light também pode ser classificado com Diet, uma vez que é livre de açucares, como por exemplo os alimentos Zero.

Para evitar problemas, fique sempre atento aos rótulos dos alimentos.

Imagem: Google
Referências: Ministério da Saúde







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão